terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Cozinha: segurança acima de tudo


O seu bebé quererá estar sempre perto de si, e na hora de fazer a comida é normal que também queira permanecer do seu lado.Ao percorrer e explorar toda a casa, a cozinha é provavelmente aquela que apresenta mais riscos: é o local onde existem mais aparelhos eléctricos, onde estarão, provavelmente, os detergentes, onde existem instrumentos cortantes... Mil e um perigos à espreita!

A melhor forma será prevenir

Para prevenir alguns dos acidentes mais graves que por vezes acontecem às crianças, deverá ter em mente dois conceitos essenciais:

A segurança é muito importante
Não acontece só aos filhos dos outros...
Siga algumas regras básicas para tornar a cozinha mais segura nos momentos em que o seu filho está por perto:

· Guarde os detergentes em armários que se possam fechar à chave

· Os armários inferiores devem dispor de fechos especiais, para que a criança não os consiga abrir.

· As gavetas devem ter sistema de retenção. O que permite que se abrir demasiado uma gaveta, esta não possa cair em cima da criança

· A porta do frigorífico deve dispor de sistema de bloqueio para não poder ser aberta. No frigorífico poderão existir alimentos e bebidas impróprias para o seu filho.

· Os talheres (especialmente as facas de cozinha que são geralmente muito aguçadas) e outros utensílios de cozinha nunca devem ficar ao alcance das crianças

· Os electrodomésticos (como a batedora ou a varinha mágica) devem ser sempre desligados da corrente depois de utilizados e devem dispor de sistemas protectores nas zonas de corte

· Nunca deixe o aquecedor de biberões ao alcance do seu filho.

O fogão

A maioria dos fogões e fornos não apresenta as condições de segurança ideias para quem tem crianças em casa. Então, não se esqueça de tomar as devidas precauções para que o seu filho não se magoe nestes aparelhos. Em relação ao fogão, equipe-o com uma barreira de protecção especial, à venda nas lojas da especialidade, que protege os utensílios de cozinha que estão em cima do fogão. Assim o seu filho não terá hipóteses de tentar ver o que está dentro da panela e deixar cair sobre si com o conteúdo, que pode estar quente. No caso do forno, a melhor precaução será não deixar a criança entrar na cozinha quando está a ser utilizado. Alguns destes aparelhos atingem temperaturas elevadas na zona da porta, pelo que ao mínimo toque poderá provocar uma queimadura grave.

O gás

Têm sido noticiados muitos casos de mortes causadas por intoxicação e, sem dúvida é um dos maiores perigos que existe em casa. A melhor forma de se prevenir, consiste em desligar a torneira do gás antes de se ir deitar, de forma a prevenir a existência de fugas. Poderá também comprar um aparelho específico para detecção de fugas de gás, normalmente à venda nas lojas de electrodomésticos. Experimente instalar uma ventoinha de ventilação na sua cozinha para eliminar gases e renovar o ar. Por fim, lembre-se de fazer controlos periódicos à instalação de gás na sua casa, chamando um técnico especializado na matéria e, de preferência, da companhia que o serve.

A electricidade

Verifique periodicamente a instalação eléctrica da sua cozinha e não ligue à mesma tomada muitos aparelhos (com extensões e derivações) para que não haja um sobreaquecimento e o consequente curto-circuito. A utilização de extensões também deve ser cuidadosa, já que a maior parte destes equipamentos não aguenta com a potência dos vários electrodomésticos ligados. Como tal, distribua sempre as ligações por várias tomadas e não ligue mais de dois aparelhos por cada extensão. Verifique sempre se as tomadas estão equipadas com ligação à “terra”, para evitar “esticões” e dissipar a energia acumulada. A segurança deverá ser imperativa e nunca deverá deixar o seu filho sozinho nesta divisão por, num segundo, os acidentes acontecem.

Sem comentários: