quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Comissão Europeia: redes sociais assinam acordo para limitar riscos da Internet para as crianças...



Dezassete redes sociais activas na Europa, entre as quais o Facebook e o MySpace, assinaram hoje um acordo para limitar os riscos a que os menores estão expostos na Internet, anunciou a Comissão Europeia.
Em causa estão os riscos de assédio sexual por parte de adultos e a divulgação involuntária de informações pessoais através destas redes sociais. Estas situações, que podem colocar os menores em situação de perigo, serão por isso previstas por empresas como a Google/YouTube, a Microsoft Europe, a Yahoo! ou o MySpace, que hoje assinaram o acordo com a Comissão Europeia.
Entre as medidas a aplicar estão a colocação de um aviso para denunciar de abusos que seja bem visível nas páginas Internet e de utilização fácil, e ainda a introdução de uma opção que estipule diferentes graus de acesso aos perfis dos menores.
Ainda segundo o acordo, sempre que um menor de idade se registar nalguma destas redes sociais, o seu perfil deve ser tornado imediatamente privado. Com esta medida prevê-se que apenas as pessoas que realmente conheçam as crianças se possam tornar suas “amigas”, afastando aquelas que só as conheçam através da Internet.
Por fim, os sites devem informar a Comissão sobre a evolução das medidas aplicadas e de que forma esperam pô-las em prática até Abril de 2009. Já a comissária encarregue pelas novas tecnologias, Viviane Reding, prometeu voltar a este tema “daqui a um ano”.
As redes sociais contam hoje com 41,7 milhões de utilizadores regulares na Europa e o tempo de consulta média é de três horas por mês. Mas as previsões da Comissão Europeia apontam para um forte aumento do número de europeus representados nestas redes: 107,4 milhões em 2012.

Sem comentários: