domingo, 16 de agosto de 2009

Seu bebê é mais esperto do que você pensa!?

Brian Rea

Gerações

Novos estudos demonstram, contudo, que os bebês e crianças muito jovens sabem, observar, explorar, imaginar e aprender mais do que nunca ter pensado que seria possível. De certa forma, eles são mais espertos do que os adultos.

Três experiências recentes mostram que mesmo as crianças mais jovens têm sofisticadas e poderosas habilidades aprendizagem. No ano passado, Fei Xu e Vashti Garcia, da Universidade da Columbia Britânica revelou que os bebês possam compreender probabilidades. Oito meses de idade os bebês foram mostrados uma caixa cheia de mixed-up Ping-Pong bolas: principalmente branca, mas com algumas tinto misturado pol Os bebês foram mais surpreso, e olhei mais e mais atenção ao experimentador quando quatro bolas vermelhas e uma bola branca fora da caixa - um possível, mas improvável resultado - do que quando quatro bolas brancas e um vermelho um foram produzidos.

Em 2007, Laura e Elizabeth Schulz Baraff Bonawitz no MIT demonstrado que, quando as crianças brincam jovens, eles também estão explorando causa e efeito. Pré foram introduzidas para um brinquedo que tinha duas alavancas e um pato e um fantoche que popped up. Um grupo foi mostrado que, quando pressionada uma alavanca, o pato apareceu e quando pressionou o outro, o fantoche popped up. O segundo grupo observou que, quando pressionado tanto alavancas de uma só vez, dois objetos popped up, mas nunca tive a chance de ver o que o fez alavancas separadamente, misteriosa, que deixou a relação causal entre as alavancas e os pop-up de objetos. Em seguida, o experimentador deu as crianças para brincar com os brinquedos. As crianças do primeiro grupo do brinquedo jogado com muito menos do que as crianças do segundo grupo fez. Quando a criança já sabia o brinquedo trabalhadas, estavam menos interessados em explorar isso. Mas as crianças do segundo grupo espontaneamente jogado com o brinquedo, e apenas por jogar ao redor, que descobriu como ele trabalhava.

Em 2007, em meu laboratório, em Berkeley, Tamar Kushnir e eu descobri que a pré probabilidades pode usar para aprender como as coisas funcionam e que isto lhes permite imaginar novas possibilidades. Colocamos uma amarela e uma azul bloco bloco em uma máquina repetidamente. Os blocos foram provável mas não certo para fazer a máquina acende. O bloqueio fez a máquina amarela acende duas das três vezes, a luz azul bloco tornou-se apenas duas das seis vezes.

Então, demos as crianças os blocos e pediu-lhes para acender a máquina. Estas crianças, que não poderia ainda adicionar ou subtrair, eram mais susceptíveis de colocar a alta probabilidade bloco amarelo, o azul, em vez de uma, sobre a máquina.

Também fez a mesma experiência, mas, em vez de colocar a alta probabilidade bloco sobre a máquina, o que realizámos ao longo da máquina ea máquina iluminado. As crianças nunca tinha visto um bloco agir desta maneira, e no início do experimento, não acho que poderia. Mas, depois de ver boas evidências, eles foram capazes de imaginar o que bloqueia peculiar possibilidade remota de ter poderes. Estas estatísticas surpreendentes capacidades de raciocínio, experimental descoberta e lógica probabilística permitir aos bebês rapidamente aprender tudo sobre os objetos e as pessoas ao seu redor.

Infelizmente, alguns pais são passíveis de ter errado a essas experiências e lições de concluir que eles precisam programas e produtos que irão fazer os seus bebés ainda mais inteligente. Muitos pensam que os bebés, tal como os adultos, devemos aprender em um concentrado, forma planejada. Então os pais colocar seus filhos mais novos na área acadêmica de enriquecimento de classes ou uso flashcards para pegá-los a reconhecer o alfabeto. Programas do governo como nenhum pré Child Left Behind exortar a ser mais como escolas, com a instrução em competências específicas.

Mas os bebés "inteligência, a pesquisa mostra, é muito diferente da dos adultos e do tipo de inteligência que costumamos cultivar na escola. Escolar gira em torno de foco e planejamento. Foram estabelecidos objetivos e metas para as crianças, com ênfase nas competências que devem adquirir ou informação que deveria saber. Crianças ter testes para provar que absorveu um conjunto específico de habilidades e fatos e que não tenham sido distraído por outras possibilidades.

Esta abordagem pode funcionar para crianças com idade superior ao limite de 5 ou mais. Mas os bebés e crianças muito jovens são terríveis em planejamento, visando a objetivos precisos. Quando dizemos que o pré não pode prestar atenção, nós realmente significa que eles não podemnão preste atenção: têm problemas centrados em apenas um evento e fechando todas as demais. Isto levou-nos a subestimar bebês no passado. Mas a nova pesquisa nos diz que os bebês podem ser racional sem ser meta-orientado.

Bebês são atraídos pela maioria dos eventos inesperados. Adultos, por outro lado, incidir sobre os resultados que são os mais relevantes para seus objetivos. Em um conhecido experimento, os adultos viram um vídeo de várias pessoas arremessando uma bola a um outro. O experimentador disse-lhes para contar quantas pessoas passam especial feita. Em meio a isso, uma pessoa em um gorila naipe caminhou lentamente pelo meio do vídeo. Um número surpreendente de adultos, contando sobre a intenção, nem sequer parecem perceber o inesperado gorila.

Adultos focar objetos que será mais útil para eles. Mas, como a alavanca estudo demonstrou, as crianças brincam com os objetos que vai ensiná-los o mais. Em nosso estudo, a 4-year-olds imaginou novas possibilidades com base em apenas um pouco de dados. Adultos confiam mais no que eles já sabem. Os bebês não estão a tentar aprender uma habilidade especial ou um conjunto de factos, em vez disso, eles são desenhados para algo novo, inesperado ou informativo.

Parte da explicação para estes diferentes abordagens pode ser encontrada no cérebro. O jovem cérebro é notavelmente plástico e flexível. Brains trabalho porque neurônios são conectados a um outro, o que lhes permite comunicar. Baby cérebros tem muitos mais do que conexões neurais adultas cérebros. Mas eles são muito menos eficientes. Ao longo do tempo, estamos longe prune as conexões que não usam, e os restantes se tornem mais rápidos e mais automático. Por outro lado, o córtex pré, a parte do cérebro que controla o dirigida, planejada, focada tipo de inteligência, é extremamente tarde para amadurecer, e não pode tomar a sua forma final até nossos primeiros 20s.

De facto, o nosso cérebro parece madura para ser programado por nossa infância experiências - que planejamos baseadas naquilo que eu aprendi como as crianças. Crianças muito jovens imaginar e explorar um vasto leque de possibilidades. À medida que envelhecem e absorver mais provas, certas possibilidades tornam-se muito mais provável e mais útil. Em seguida, tomar decisões baseadas neste selectiva informações tornam-se cada vez mais relutantes e dar a essas idéias para cima e tentar algo novo. Computador cientistas falar sobre a diferença entre a exploração e aproveitamento - um sistema irá aprender mais se explora muitas possibilidades, mas será mais eficaz se simplesmente age sobre o mais provável um. Bebês explorar; adultos explorar.

Cada tipo de inteligência tem vantagens e inconvenientes. Foco e planejamento chegar ao seu objetivo mais rapidamente, mas também pode bloquear o que você já sabe, fechando-lhe fora de possibilidades alternativas. Precisamos tanto azul-céu especulação e difícil de bico planejamento. Bebês e crianças jovens são projetados para explorar, e eles devem ser encorajados a fazê-lo.

A aprendizagem que os bebés e as crianças fazem no seu próprio, quando cuidadosamente assistir um resultado inesperado e tirar novas conclusões a partir dele, incessantemente manipular um novo brinquedo ou imaginar formas diferentes que o mundo poderia ser, é muito diferente da escola. Bebês e crianças jovens podem aprender sobre o mundo que os rodeia através de todos os tipos de objetos do mundo real e segura réplicas, de bonecos de caixas de papelão para misturar tigelas, brinquedos e até mesmo telefones celulares e computadores. Bebês podem aprender muito pouco, explorando as formas tigelas se encaixam ou por imitando uma mãe falando ao telefone. (Imagine quanto dinheiro podemos salvar em "enriquecer" os brinquedos e DVDs!)

Mas o que as crianças observam mais de perto, explorar mais obsessivamente e imaginar maior expressão são as pessoas à sua volta. Não estão perfeitos brinquedos; não existe uma fórmula mágica. Os pais e outros cuidadores ensinar crianças jovens pela atenção e interagindo com eles naturalmente e, acima de tudo, por apenas permitindo-lhes desempenhar.



Sem comentários: