
Horas a fio em frente ao computador preocupam pais, mas os jogos virtuais podem encerrar uma alternativa vantajosa á televisão.Um estudo patrocinado pela televisão britânica BBC e encomendado à Universidade de Westminster, revela que os mundos virtuais podem ser úteis na forma como as crianças aprendem a comportar-se em sociedade e tomam decisões.
Os especialistas testaram pela primeira vez o programa "Adventure Rock Virtual World", da BBC, uma ilha temática virtual concebida para ser utilizada por crianças dos seis aos doze anos de idade.
A equipa liderada pelos professores David Gauntlett e Lizzie Jackson acompanhou a "excursão voluntária" de crianças ao mundo virtual.
Segundo Gauntlett, as crianças assumiram o papel de exploradores com as ferramentas colocadas à disposição e através de caixas de mensagens procuraram informações e partilharam as descobertas e invenções realizadas nos diversos ateliers criativos disponibilizados.
A pesquisa foi acompanhada por diversos professores das escolas primárias que participaram no teste.
"Os mundos virtuais podem ser uma alternativa poderosa, cativante e interactiva" a meios de comunicação passivos como a televisão, sublinhou Gauntlett, acrescentando que, por "serem espaços de ensaio", permitem experimentar diferentes atitudes e comportamentos de forma facilitada, sem que lhes tenha sido imposta alguma consequência.
osa à televisão.
Sem comentários:
Enviar um comentário