segunda-feira, 30 de junho de 2008

Bons sonhos .


Para muitos pais, deitar os filhos a tempo e horas, de uma forma razoavelmente pacífica e tranquila, não é fácil. Na verdade, pode revelar-se uma batalha.
Muitas teorias giram em torno desta problemática, mas nunca é demais insistir nalgumas dicas que nos parecem imprescindíveis.
Assim, lembre-se que o ambiente e a luminosidade do quarto da criança, à hora de dormir, tem um papel importante em todo o processo. Saiba que uma luz suave activa os indutores químicos do sono, as oxitoxinas, no cérebro do seu filho.
Escolha uma luz de presença em tons suaves e quentes ou um candeeiro de luz regulável, ou ainda um candeeiro com abat-jour que deixe passar a luz através de figuras mágicas que façam a criança «sonhar» antes mesmo de adormecer.
Outro factor a ter em conta, é a importância de ir acalmando progressivamente a criança à medida que a hora de dormir se aproxima, evitando-lhe «emoções fortes», ou seja, levá-los a ter brincadeiras ruidosas e demasiado estimulantes.
Contar histórias ajuda a descontrair e induz também, suavemente, ao sonho e à imaginação tranquila que os leva a outros mundos. Saiba ainda que as crianças são uns verdadeiros «filtros» das emoções alheias.
Assim, quando os pais estão nervosos, stressados ou ansiosos depois de um dia especialmente desgastante, elas sentem-no instintivamente. Por isso, se estiverem particularmente agitadas, dê-lhes o desconto, redobre a paciência e não as culpabilize pelo seu mal-estar.

Sem comentários:

Enviar um comentário