terça-feira, 1 de julho de 2008

Mochilas: cuidados com as costas.


Para evitar dores de costas e eventuais futuros problemas na coluna, são necessários alguns cuidados na escolha da mochila e na sua utilização.
- Evite comprar mochilas muito grandes. Quanto mais espaço houver, maior a tentação de colocar objectos lá dentro e maior será o peso sobre as costas da criança.
- As costas da mochila não deverão ser maiores do que as costas da criança. Prefira as mochilas com costas rígidas e acolchoadas.
- As alças devem ser ajustáveis conforme a altura da criança e devem ter uma largura mínima de quatro centímetros na zona dos ombros.
- Prefira as mochilas com cinto regulável sobre a barriga, pois ajudam a repartir o peso entre as costas e a zona lombar.
- As crianças não devem transportar mais de 10% do seu peso. Examine regularmente o conteúdo da mochila do seu filho, assegurando-se que não carrega peso a mais ou que tem objectos desnecessários. Ensine-o ainda a arrumar os artigos, colocando os objectos maiores e mais pesados junto das costas. Ensine-o também a transportar a mochila nos dois ombros e a poisá-la no chão sempre que possa.

- As malas com rodinhas podem ser uma boa opção, mas apenas para crianças que não têm de subir escadas ou andar em transportes públicos. Nestes casos, podem tornar-se pouco práticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário