sábado, 2 de agosto de 2008

Arranca Semana Mundial do Aleitamento Materno.


Entre 1 e 7 de Agosto comemora-se, em mais de 120 países, a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2008. Trata-se de um evento - festejado desde 1992 por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action - com o objectivo de difundir o aleitamento materno como veículo de saúde e bem-estar.
Os leites adaptados para bebés não conseguem ainda substituir os benefícios do leite materno, como a transmissão de imunidade à criança, destaca a responsável pela comissão de saúde materna e obstetrícia da Ordem dos Enfermeiros. No âmbito do Dia Mundial do Aleitamento Materno, Rosário Côto garantiu à agência Lusa que mesmo com uma oferta cada vez maior de leites artificiais «faz todo o sentido amamentar» para que a mãe transmita diferentes «constituintes (como vitaminas e minerais)» e «dê imunidade» ao bebé.
Uma melhor digestão também está na lista de benefícios enumerada pela enfermeira, que admitiu que a amamentação pode não ser o ideal para todas as mulheres, mas que qualquer decisão tem que ser informada. «Para algumas mulheres, a amamentação pode ser uma prisão. Mas a mulher terá que decidir com informação e apoiada. Porque nos primeiros dias o processo é difícil e muitas desistem por não ter esse apoio».
Rosário Côto indicou a «vida mais complicada, a necessidade de trabalhar e as empresas que não respeitam a lei que protege a amamentação» como obstáculos por esta opção.
Em Portugal, e a exemplo de anos anteriores, a Ordem dos Enfermeiros vai comemorar o Dia Mundial do Aleitamento Materno, que se assinala a 1 de Agosto, com várias iniciativas, com destaque para as sessões de esclarecimento e de sensibilização que enfermeiras especialistas em Saúde Materna e Obstétrica vão realizar em cinco praias do continente e ilhas. Será instalado um espaço para a sensibilização de casais, mulheres e jovens em idade fértil sobre os benefícios da amamentação e sobre os direitos que as trabalhadoras que estão a amamentar possuem.
Simultaneamente, as crianças serão convidadas a conhecer a história da Eva, uma bonequinha que, estando grávida, logo tem o seu bebé. As enfermeiras presentes na actividade explicarão, através da Eva e do seu bebé recém-nascido, como se pode estabelecer um contacto precoce entre mãe e filho, bem como a promoção do aleitamento materno desde os primeiros minutos de vida.
Pinturas e a elaboração de desenhos livres são outras das actividades que os mais pequenos poderão fazer ao longo do dia. A todas as crianças serão entregues diplomas de participação.
Vila do Conde - Praia de Caxinas (em frente ao Mercado de Caxinas) - das 9h00 às 18h00
Figueira da Foz - Praia da Figueira da Foz - Espaço Municipal «Biblioteca na Praia» - das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00
Vila Nova de Milfontes - Praia da Franquia (perto do estacionamento) - das 9h00 às 18h00
Açores - Ponta Delgada - Praia das Milícias (na Praia do Pópulo e perto dos balneários públicos) - das 10h00 às 17h00
Madeira - Praia da Calheta (Ilha da Madeira - perto do Campo de Voleibol de praia) - das 9h00 às 18h00
SEMANA EUROPEIA
«Apoiar as mães que amamentam... A caminho do sucesso!» foi o lema escolhido pela Comissão de Especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros para este Dia Mundial do Aleitamento Materno, mas também para a Semana Europeia do Aleitamento Materno, recentemente instituída em Portugal e que irá ser comemorada entre os dias 6 e 12 de Outubro.
Simultaneamente, a Ordem dos Enfermeiros produziu 750 cartazes alusivos às duas datas que já foram enviados para instituições de saúde de todo o país. Disponíveis para envio através do site encontram-se igualmente quatro postais electrónicos.
Por sua vez, o Hospital Central de Faro promove, a 1 de Agosto, um workshop intitulado «Apoio à Mulher que Amamenta: o que fazer?». A iniciativa conta com a presença da coordenadora regional de Saúde Infantil, Cristina Gouveia, e das enfermeiras Carla Moreno, Maria João Catarino e Nilza Neves. O workshop decorre às 14h30 horas e destina-se a técnicos de saúde, educação e outros técnicos que se interessem pela temática.
A importância de dar a mamar desde o primeiro momento de vida é este ano fortemente sublinhada pelos profissionais de saúde na região algarvia, referiu a Administração Regional de Saúde do Algarve. Neste sentido, vão ser desenvolvidas acções durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, dirigidas às grávidas, às mães, aos cuidadores de crianças e técnicos de saúde, bem como à população em geral.
Com o tema «Proteger, promover e apoiar o aleitamento materno, uma responsabilidade de todos» as exposições terão lugar em seis centros de saúde (CS) e nos dois hospitais algarvios. No dia 1 de Agosto às 13h30 horas os técnicos estarão presentes no CS Olhão, no dia 2 às 11h00 horas no CS VRSA, no dia 3 às 18h00 horas no CS São Brás e dia 4 às 14h00 horas no Hospital Distrital de Faro. O CS Loulé, o CS Lagos, o CS Portimão e o Centro Hospital do Barlavento Algarvio serão visitados de 1 a 7 de Agosto.

Sem comentários: