segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Educação Quando as palavras ganham sentido.


Com cerca de 3 anos e meio, a criança já deve conhecer e conseguir reproduzir todos os fonemas, até os mais complexos, como o L de “claro” e o R de “fruta”. Quando completa 4 anos, portanto, ela já não deve mais trocar as letras como antes.

Até os 5 anos, seu vocabulário dobra e, com isso, cresce sua habilidade de combinar palavras. Se aos 3 anos tudo o que conseguia dizer se resumia a frases com apenas dois termos, como “nenê caiu” ou “qué água”, aos 4 ela já será capaz de narrar histórias com começo, meio e fim.

Tempo verbal
A compreensão gramatical também se desenvolve, bem como a diferenciação entre presente, passado e futuro, embora o menino ou a menina não consiga conjugar bem os verbos, dizendo frases como “eu faz” no lugar de “eu fiz”. “O que importa é que a criança já tem a compreensão temporal”, diz a fonoaudióloga Jacy Perissinoto, da Universidade Federal de São Paulo.


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