
Não ter filhos pode proporcionar-nos mais tempo. Mas não faz bem à saúde. Ter muitos também pode causar stresse. O segredo para uma vida mais saudável está no número de filhos que um casal deverá ter: dois.
Não ter filhos pode proporcionar-nos mais tempo. Mas não faz bem à saúde. Ter muitos também pode causar stresse e problemas financeiros. O segredo para uma vida mais saudável está no número de filhos que um casal deverá ter: dois. Quem o diz é uma pesquisa publicada no jornal científico "Social Science" e divulgado esta semana no tabloide britânico Daily Mail.
Os investigadores analisaram registo da morte de nascimento de homens e mulheres norueguesas nascidos entre 1935 e 1968. Os piores registos eram daqueles que tinham muitos filhos ou apenas um: tinham maior risco de morrer de quase todas as doenças estudadas, sendo que o maior problema detectado era o consumo excessivo de álcool. Acidentes e problemas cardíacos eram também mais frequentes em mulheres; já os homens sofriam com problemas respiratórios e de pulmão.
Ter dois filhos mostrou ser a melhor solução. "Ter mais de quatro pode ter efeitos adversos e aumentar o stresse, além de desvantagens socio-económicas e no estilo de vida, que superam os benefíciso da paternidade. Vale mais ser moderado", explicou Emily Grubdy, pesquisadora da London School of Hygiene e Tropical Medicine.
Sem comentários:
Enviar um comentário