Completando esta função mastigatória, os dentes estão associados a aspectos estéticos e à auto-estima dos indivíduos, conferindo à face um “cartão de visita” do indivíduo no seu relacionamento social.
Quais são as diferentes partes de um dente?quando o dente está saudável, esta deve ser a única parte visível do dente. A superfície da coroa determina a função do dente. Por exemplo, os incisivos são planos e têm forma de “lâmina de faca” para cortar, os caninos são aguçados para rasgar, enquanto que os molares e pré-molares têm superfícies planas e largas para mastigar convenientemente os alimentos.
Como estão fixos os dentes?Os dentes são suportados na boca por quatro estruturas importantes: o ligamento periodontal, as gengivas, o osso alveolar e o cemento.
- O ligamento periodontal é o principal responsável pela fixação dos dentes ao osso. Trata-se de um tecido de tipo conjuntivo (constituído essencialmente por diversos tipos de fibras).
- As gengivas são o tecido cor-de-rosa que rodeia os dentes e o osso, formando uma barreira protectora ao nível da união com o colo do dente
- O osso alveolar é o osso do maxilar que circunda o dente. Desta estrutura partem as fibras do ligamento periodontal em direcção ao cemento dentário
- O cemento é o tecido que envolve a raiz. As fibras do ligamento periodontal unem fortemente o cemento ao osso alveolar.
Dentição decídua ou temporária
- Surge nas crianças por volta dos 6 meses e completa-se por volta dos 2 anos.
- É constituída por 20 dentes: 8 incisivos, 4 caninos e 8 molares.
- Surge por volta dos 5/6 anos e pode terminar por volta dos 22 anos.
- Nem todos os dentes permanentes quando erupcionam substituem dentes temporários, pois normalmente o número de dentes permanentes é constituído por 32 dentes: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares
Cada dente tem uma função específica:
- Incisivos - dentes anteriores com forma achatada e plana em forma de “lâmina de faca” (quatro superiores e quatro inferiores). Na mastigação a sua função é cortar os alimentos.
- Caninos - têm uma forma pontiaguda e são usados para rasgar a comida. Normalmente existem 4 dentes caninos.
- Pré-molares - estes dentes têm duas cúspides (pontas aguçadas) na sua superfície e são referidos, por vezes, de bicúspides. Os pré-molares servem para esmagar e triturar os alimentos. Normalmente num adulto existem 8 dentes pré-molares.
- Molares – são os dentes com maior capacidade durante a mastigação dentária. Estes dentes têm várias cúspides na sua superfície oclusal ou mastigatória. Normalmente um adulto tem 12 dentes molares
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário